Caren Mirelle Ramos dos Santos
O brincar e o aprender na Educação Infantil rumo a uma
prática pedagógica diferenciada
Conceição do Coité
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
..........................................................................................
4
2
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO .........................................................
5
3 PROBLEMA
..............................................................................................
7
4 JUSTIFICATIVA .........................................................................................
8
5 OBJETIVOS
...............................................................................................
9
6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................... 10
7 METODOLOGIA DO
TRABALHO............................................................ 12
8 CRONOGRAMA
.......................................................................................
13
9 REFERÊNCIAS
.......................................................................................
14
Introdução:
Sabe-se que
é de fundamental importância o trabalho com lúdico no ensino aprendizagem do
ser humano, e deve-se trabalhar desde a infância, pois, é nela que deve ser
feito um alicerce firme para todas as etapas da vida. Este projeto tem como foco o brincar e o
aprender na Educação Infantil, com a finalidade de mostrar as contribuições que
os jogos e as brincadeiras promovem no desenvolvimento da criança no processo
ensino-aprendizagem. Revelando para o educador que é de fundamental importância
atividades lúdicas na sala de aula, pois além de ajudar o professor com um bom
plano de aula e uma aula agradável para todas, possibilita prazer e significado
no ensino, tendo em vista estimular a vida social e o desenvolvimento metal do
aluno.
Segundo
Madalena Freire (1999) “quando uma criança brinca, joga ou desenha ela está
desenvolvendo a capacidade de representar, de simbolizar. É construindo suas
representações que as crianças se apropriam da realidade”. Por meio de
brincadeiras as crianças descobrem a criatividade podendo se expressar de forma
mais clara, analisar, criticar e transformar a sociedade.
Identificação da
Instituição:
A creche municipal Recanto da Criança, localizado na Rua Artur Neiva, S/N, Centro, Conceição do
Coité– BA, antes denominada creche Esperança, campo do estágio foi instituída no
ano de mil novecentos e nove. A creche foi criada a partir de acolher crianças
carentes dos bairros próximos. Funciona de acordo com a educação
infantil. A creche em pesquisa possui no ano atual 95 alunos, que são divididos
em cinco turmas por faixa etária que compreende de um ano e seis meses a quatro
anos de idade.
Os alunos da instituição de ensino se caracteriza
por alunos provenientes de famílias com
desestruturação financeira baixa, onde é encontrado também, crianças com
desestruturas familiares, que vivem com outros parentes ou que os pais são
separados, causando irritamento e a necessidade maior de atenção de professores
e funcionários da creche.
A escola
possui 5 salas de aulas e também uma sala para a direção e secretária.
Apresenta um refeitório, uma cozinha (com um freezer, um fogão, e duas
geladeiras) e uma dispensa. Disponibiliza ainda de um bebedouro e seis
filtros (sendo um em cada sala). Possui também dois banheiros destinados para
os alunos.
Nos dias das observações foi constatado que a creche precisa de manutenção na parte de iluminação,
nas fiações dos chuites. A creche dispõe de duas televisões, dois aparelhos de
dvds, três sons, livros de história, jogos, cds, entre outros recursos.
A equipe
gestora é composta por uma diretora e uma secretária, a diretora formada em pedagogia
e experiência em gestão de um ano e três meses. A carga horária de
trabalho é de 40 horas semanais e quando perguntada se esta carga horária
atende a necessidade da creche, a resposta foi positiva. A secretária tem o
nível superior incompleto, possui 40 horas de trabalho e a mesma diz que essa
carga horária atende as necessidades da creche. A creche é composta também por
uma turma de professores e auxiliares, que são ao todo quinze educadores, e a
turma do apoio, que é composta por sete funcionários.
A creche
dispõe de um único recurso financeiro que é o “Programa Dinheiro Direto na Escola”
(PDDE).
A diretora informou que na escola existe o Conselho Escolar representado
por: pais, professores, demais funcionários e a diretora da instituição. Na
reunião do “Conselho Escolar” são expostas as prestações de
contas das compras dos recursos finaceiros.
A creche tem como proposta pedagógica propor como eixo de ação , a
ludicidade, e as múltiplas formas de diálogo e integração, num clima de
envolvimento, interesse e comprometimento dos educadores com uma prática
educacional capaz de responder as demandas familiares e das crianças, assim
como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens.
Contribuindo assim de forma real para a formação da pessoa humana e para a mudança
da sociedade.
Problema:
Considerando
que a brincadeira na Educação Infantil proporciona para criança momentos de
aprendizagem prazerosa, ajudando-a no equilíbrio psicológico e facilitando seu
entrosamento em sala de aula, questiona-se que o lúdico desenvolve o raciocínio
lógico, estimula o pensamento independente, a criatividade de resolver
problemas tornando a criança um ser autônomo. Desta feita, como o lúdico é
utilizado com crianças na creche? Qual a influencia do lúdico para a formação
da criança? E de que forma a ludicidade pode ser inserida na realidade
educacional dessa faixa etária?
Justificativa:
Percebe-se que a Educação Infantil, atualmente, caminha à procura de
táticas que sejam adequadas para garantir o cuidar e o educar na infância, certificando
o tripé de direitos que se planeja para essa etapa da educação: o direito a
criar, brincar e aprender. Neste caso, faz-se necessário inferir a ludicidade,
ou seja, o brincar é uma forma de linguagem a partir da qual a criança atua,
desenvolve-se e cria seu próprio conhecimento.
Como afirma Maluf
(2003)
“Quando brincamos exercitamos nossas
potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos
conhecimentos e estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a
sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente emocionalmente.”
Dá
para observar que existem muitos professores conservadores, que ainda não se
deram conta que é, por meio do lúdico, que a criança se envolve com os
conteúdos, desenvolve capacidades indispensáveis à sua futura atuação na
sociedade e no campo profissional, tais como atenção, afetividade,
coletividade, o hábito de permanecer concentrado, etc.
Devido
à grande necessidade da inserção da ludicidade na educação, este projeto tem
como objetivo a construção de novas metodologias para o ensino infantil, a fim
de mostrar a precisão que o
brincar tem na construção do processo de
aprendizagem da criança.
Ao
considerar que é, na primeira infância, que se estabelece o vínculo com as
áreas de conhecimento, permitindo assim que os educandos se sintam interessados
e capazes de assimilar os conteúdos propostos, a utilização de novos métodos
para o ensino infantil precisa estar pautada na exploração de uma ampla
variedade de ideias, desenvolvendo na criança a capacidade de pensar e
manifestar a sua criatividade.
Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar
sobre de que forma o brinquedo e a brincadeira é visto na Educação Infantil para a construção da identidade e da
personalidade da criança, respeitando as habilidades, competências e limitações
de cada um.
Objetivos
Específicos:
·
Oportunizar diálogo e
interação entre professor-aluno;
·
Estimular a
curiosidade da criança com jogos e brincadeiras na busca do aprendizado
diferenciado;
·
Promover a união e a
coletividade entre os alunos a partir da brincadeira.
Fundamentação
Teórica:
Pensar
em inserir novas metodologias na Educação Infantil de forma que venha objetivar as praticas pedagógicas e torna-las
sempre como algo dialogável com o seu publico, é um processo formativo que
busca contemplar a educação e formação das crianças com ações educativas que
vão além do brincar, do entreter, como
coloca o RCNEI [1](1988).
Educar significa, portanto, propiciar
situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma
integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades
infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica
de aceitação, de respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos
conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (Referencial Curricular,
1998, p. 23).
Através do lúdico se adquire valores
específicos para todas as fases vida. Sendo assim, o trabalho desenvolvido com
a prática da ludicidade tanto na Educação Infantil, quanto na fase adulta, é de
fundamental importância para a formação do sujeito autônomo e da construção
livre e democrática. De acordo com (RCNEI, 1998):
Brincar é uma das atividades fundamentais para o
desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito
cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar
determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas
brincadeiras as crianças podem desenvolver capacidades importante tais como a
atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas
capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e
experimentação de regras e papeis sociais. (Referencial Curricular, 1998, p.
22).
Quando o professor ensina
usando os jogos e as brincadeiras a criança consegue um melhor desenvolvimento
e passa com o lúdico a criar seu próprio mundo fazendo suas descobertas,
enfrentando obstáculos, barreiras que as fazem pensar em como e o que fazer,
superando-as e partindo para novas descobertas. Desta forma elas crescem como
indivíduos pensantes capazes de mudar a sociedade. Assim como coloca Piaget:
É preciso ensinar os
alunos a pensar, e é impossível aprender a pensar num regime autoritário.
Pensar é procurar por si próprio, é criticar livremente e é demonstrar de forma
autônoma. O pensamento supõe então o jogo livre das funções intelectuais e não
o trabalho sob pressão e a repetição verbal (Piaget, 1977, p. 118).
Como
visto a cima, Piaget argumenta que a construção e formação do pensar na criança
devem ser isentas de pressão. Para o mesmo, os jogos e as atividades
lúdicas tornaram-se expressivas à medida que a criança se desenvolve, com a livre
manipulação de materiais diferenciados, ela passa a reconstituir, ressignificar
e reinventar as coisas, o que de certa forma, exige uma adaptação mais completa
daquele inserido neste processo. Tal adaptação só é possível, a partir do ocasião
em que ela própria evolui internamente, transformando o que é concreto da vida dela, em linguagem escrita
que é o abstrato.
Certamente há um consenso entre
estudioso que os jogos têm sua função pedagógica nas instituições de ensino e é
de grande relevância seu uso na educação infantil. Para Santos (2000, p. 42, “Os jogos tornam a aula bem mais
atraente, devolve ao professor seu papel como agente construtor do crescimento
do aluno, elimina o desinteresse...)”. De certa forma a discursão a respeito de
novas práticas pedagógicas e a inserção delas no ensino infantil é muito
produtivo na aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois com o lúdico a
otimização do ensino tem graus elevados.
Metodologia do
Trabalho:
O devido
projeto será desenvolvido com o intuito de mostrar a necessidade do lúdico na
construção do processo de aprendizagem na Educação Infantil, promovendo roda de conversas sobre os jogos que serão
aplicados, como jogar e suas devidas regras; Observar a organização dos alunos
em grupo e individualmente e como reagem as regras aplicadas; Montar um
cantinho com histórias, jogos, brinquedos, etc; Relacionar os jogos com os
conteúdos programados e selecionados.
Cronograma:
AÇÕES
|
CRONOGRAMA
|
RECURSOS
|
Observação
|
20
horas
|
|
Banho
|
10
horas
|
Agua: Sabonete; Xampoo; Condicionador;
Toalha.
|
Colagem
|
2
horas
|
Tesoura; Livro; Cola; Papel metro;
|
Vídeos
e Músicas
|
2
horas
|
Aparelho de Tv, Dvd e Som, Cd e Dvd
|
Atividades
Xerocopiadas
|
2 horas
|
Lápis; Borracha; Tintas; Pincéis; Giz de cera; Cartolina; Cola;
Tesoura
|
Brincadeiras
na área externa da creche
|
3 horas
|
Vasos e Brinquedos
|
Café
da manhã
|
4 horas
|
Bolacha; Cuscuz; Batata; Frutas; Café; Mingau; Achocolatado; Pão.
|
Almoço
|
5 horas
|
Arroz; Macarrão; Verdura; Carnes; Salada; Feijão; Ovo.
|
Jogos
e Brincadeiras
|
10 horas
|
Dados; Bolas; Garrafas pet; Caixas; Copos descartáveis; Bambolês;
Legos; Papel; Fita adesiva; Colchão.
|
Descanso
(Sono das crianças)
|
2 horas
|
Colchão e Lençóis
|
Referencias:
FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
MALUF, Ângela Cristina M. Brincar, prazer e aprendizagem.
São Paulo: Vozes, 2003.
PIAGET, Jean. O julgamento
moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
PIAGET, J. A psicologia da
criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
Referencial
curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1988. 3v.: il.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (org), Brinquedoteca: A criança, o adulto e o
lúdico. Petrópolis: Vozes, 2000.
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