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quarta-feira, 30 de março de 2016

 
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       Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação                          




                                                 Caren Mirelle Ramos dos Santos










O brincar e o aprender na Educação Infantil rumo a uma prática pedagógica diferenciada















Conceição do Coité
2014
                                                    



 

SUMÁRIO




1      INTRODUÇÃO .......................................................................................... 4
2     IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ......................................................... 5
3     PROBLEMA  .............................................................................................. 7
4     JUSTIFICATIVA ......................................................................................... 8
5      OBJETIVOS ............................................................................................... 9
6     FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...............................................................  10
7     METODOLOGIA DO TRABALHO............................................................  12
8     CRONOGRAMA  ....................................................................................... 13
9     REFERÊNCIAS   ....................................................................................... 14



Introdução:

            Sabe-se que é de fundamental importância o trabalho com lúdico no ensino aprendizagem do ser humano, e deve-se trabalhar desde a infância, pois, é nela que deve ser feito um alicerce firme para todas as etapas da vida.  Este projeto tem como foco o brincar e o aprender na Educação Infantil, com a finalidade de mostrar as contribuições que os jogos e as brincadeiras promovem no desenvolvimento da criança no processo ensino-aprendizagem. Revelando para o educador que é de fundamental importância atividades lúdicas na sala de aula, pois além de ajudar o professor com um bom plano de aula e uma aula agradável para todas, possibilita prazer e significado no ensino, tendo em vista estimular a vida social e o desenvolvimento metal do aluno.
            Segundo Madalena Freire (1999) “quando uma criança brinca, joga ou desenha ela está desenvolvendo a capacidade de representar, de simbolizar. É construindo suas representações que as crianças se apropriam da realidade”. Por meio de brincadeiras as crianças descobrem a criatividade podendo se expressar de forma mais clara, analisar, criticar e transformar a sociedade.


Identificação da Instituição:

A creche municipal Recanto da Criança, localizado na Rua Artur Neiva, S/N, Centro, Conceição do Coité– BA, antes denominada creche Esperança, campo do estágio foi instituída no ano de mil novecentos e nove. A creche foi criada a partir de acolher crianças carentes dos bairros próximos.              Funciona de acordo com a educação infantil. A creche em pesquisa possui no ano atual 95 alunos, que são divididos em cinco turmas por faixa etária que compreende de um ano e seis meses a quatro anos de idade.
Os alunos da instituição de ensino se caracteriza por alunos  provenientes de famílias com desestruturação financeira baixa, onde é encontrado também, crianças com desestruturas familiares, que vivem com outros parentes ou que os pais são separados, causando irritamento e a necessidade maior de atenção de professores e funcionários da creche.
A escola possui 5 salas de aulas e também uma sala para a direção e secretária. Apresenta um refeitório, uma cozinha (com um freezer, um fogão, e duas geladeiras) e uma dispensa. Disponibiliza ainda de um bebedouro e seis filtros (sendo um em cada sala). Possui também dois banheiros destinados para os alunos.
Nos dias das observações foi constatado que a creche  precisa de manutenção na parte de iluminação, nas fiações dos chuites. A creche dispõe de duas televisões, dois aparelhos de dvds, três sons, livros de história, jogos, cds, entre outros recursos.
A equipe gestora é composta por uma diretora e uma secretária, a diretora formada em pedagogia e experiência em gestão de um ano e três meses. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais e quando perguntada se esta carga horária atende a necessidade da creche, a resposta foi positiva. A secretária tem o nível superior incompleto, possui 40 horas de trabalho e a mesma diz que essa carga horária atende as necessidades da creche. A creche é composta também por uma turma de professores e auxiliares, que são ao todo quinze educadores, e a turma do apoio, que é composta por sete funcionários.
A creche dispõe de um único recurso financeiro que é o  “Programa Dinheiro Direto na Escola” (PDDE). 
A diretora informou que na escola existe o Conselho Escolar representado por: pais, professores, demais funcionários e a diretora da instituição. Na reunião do “Conselho Escolar” são expostas as prestações de contas das compras dos recursos finaceiros.
            A creche tem como proposta pedagógica propor como eixo de ação , a ludicidade, e as múltiplas formas de diálogo e integração, num clima de envolvimento, interesse e comprometimento dos educadores com uma prática educacional capaz de responder as demandas familiares e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens. Contribuindo assim de forma real para a formação da pessoa humana e para a mudança da sociedade.


Problema:

            Considerando que a brincadeira na Educação Infantil proporciona para criança momentos de aprendizagem prazerosa, ajudando-a no equilíbrio psicológico e facilitando seu entrosamento em sala de aula, questiona-se que o lúdico desenvolve o raciocínio lógico, estimula o pensamento independente, a criatividade de resolver problemas tornando a criança um ser autônomo. Desta feita, como o lúdico é utilizado com crianças na creche? Qual a influencia do lúdico para a formação da criança? E de que forma a ludicidade pode ser inserida na realidade educacional dessa faixa etária?

  
Justificativa:

            Percebe-se que a Educação Infantil, atualmente, caminha à procura de táticas que sejam adequadas para garantir o cuidar e o educar na infância, certificando o tripé de direitos que se planeja para essa etapa da educação: o direito a criar, brincar e aprender. Neste caso, faz-se necessário inferir a ludicidade, ou seja, o brincar é uma forma de linguagem a partir da qual a criança atua, desenvolve-se e cria seu próprio conhecimento.
Como afirma Maluf (2003)

“Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimentos e estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente emocionalmente.”

            Dá para observar que existem muitos professores conservadores, que ainda não se deram conta que é, por meio do lúdico, que a criança se envolve com os conteúdos, desenvolve capacidades indispensáveis à sua futura atuação na sociedade e no campo profissional, tais como atenção, afetividade, coletividade, o hábito de permanecer concentrado, etc.
            Devido à grande necessidade da inserção da ludicidade na educação, este projeto tem como objetivo a construção de novas metodologias para o ensino infantil, a fim de mostrar a precisão que o brincar tem na  construção do processo de aprendizagem da criança.
            Ao considerar que é, na primeira infância, que se estabelece o vínculo com as áreas de conhecimento, permitindo assim que os educandos se sintam interessados e capazes de assimilar os conteúdos propostos, a utilização de novos métodos para o ensino infantil precisa estar pautada na exploração de uma ampla variedade de ideias, desenvolvendo na criança a capacidade de pensar e manifestar a sua criatividade.
           

 Objetivos
  
Objetivo Geral:

            Analisar sobre de que forma o brinquedo e a brincadeira é visto na Educação Infantil para a construção da identidade e da personalidade da criança, respeitando as habilidades, competências e limitações de cada um.


Objetivos Específicos:

·         Oportunizar diálogo e interação entre professor-aluno;

·         Estimular a curiosidade da criança com jogos e brincadeiras na busca do aprendizado diferenciado;

·         Promover a união e a coletividade entre os alunos a partir da brincadeira.

  
Fundamentação Teórica:

            Pensar em inserir novas metodologias na Educação Infantil de forma que venha  objetivar as praticas pedagógicas e torna-las sempre como algo dialogável com o seu publico, é um processo formativo que busca contemplar a educação e formação das crianças com ações educativas que vão além  do brincar, do entreter, como coloca o RCNEI [1](1988).

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, de respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (Referencial Curricular, 1998, p. 23).

            Através do lúdico se adquire valores específicos para todas as fases vida. Sendo assim, o trabalho desenvolvido com a prática da ludicidade tanto na Educação Infantil, quanto na fase adulta, é de fundamental importância para a formação do sujeito autônomo e da construção livre e democrática. De acordo com (RCNEI, 1998):


 Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver capacidades importante tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papeis sociais. (Referencial Curricular, 1998, p. 22).

            Quando o professor ensina usando os jogos e as brincadeiras a criança consegue um melhor desenvolvimento e passa com o lúdico a criar seu próprio mundo fazendo suas descobertas, enfrentando obstáculos, barreiras que as fazem pensar em como e o que fazer, superando-as e partindo para novas descobertas. Desta forma elas crescem como indivíduos pensantes capazes de mudar a sociedade. Assim como coloca Piaget:


É preciso ensinar os alunos a pensar, e é impossível aprender a pensar num regime autoritário. Pensar é procurar por si próprio, é criticar livremente e é demonstrar de forma autônoma. O pensamento supõe então o jogo livre das funções intelectuais e não o trabalho sob pressão e a repetição verbal (Piaget, 1977, p. 118).


            Como visto a cima, Piaget argumenta que a construção e formação do pensar na criança devem ser isentas de pressão. Para o mesmo, os jogos e as atividades lúdicas tornaram-se expressivas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais diferenciados, ela passa a reconstituir, ressignificar e reinventar as coisas, o que de certa forma, exige uma adaptação mais completa daquele inserido neste processo. Tal  adaptação só é possível, a partir do ocasião em que ela própria evolui internamente, transformando o  que é  concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato.
            Certamente há um consenso entre estudioso que os jogos têm sua função pedagógica nas instituições de ensino e é de grande relevância seu uso na educação infantil. Para Santos (2000, p. 42, “Os jogos tornam a aula bem mais atraente, devolve ao professor seu papel como agente construtor do crescimento do aluno, elimina o desinteresse...)”. De certa forma a discursão a respeito de novas práticas pedagógicas e a inserção delas no ensino infantil é muito produtivo na aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois com o lúdico a otimização do ensino tem graus elevados.


Metodologia do Trabalho:

            O devido projeto será desenvolvido com o intuito de mostrar a necessidade do lúdico na construção do processo de aprendizagem na Educação Infantil, promovendo   roda de conversas sobre os jogos que serão aplicados, como jogar e suas devidas regras; Observar a organização dos alunos em grupo e individualmente e como reagem as regras aplicadas; Montar um cantinho com histórias, jogos, brinquedos, etc; Relacionar os jogos com os conteúdos programados e selecionados.



Cronograma:


   AÇÕES
CRONOGRAMA
RECURSOS
Observação

20 horas

Banho
10 horas
Agua: Sabonete; Xampoo; Condicionador; Toalha.
Colagem
2 horas
Tesoura; Livro; Cola; Papel metro;
Vídeos e Músicas
2 horas
Aparelho de Tv, Dvd e Som, Cd e Dvd
Atividades Xerocopiadas
2 horas
Lápis; Borracha; Tintas; Pincéis; Giz de cera; Cartolina; Cola; Tesoura
Brincadeiras na área externa da creche
3 horas
Vasos e Brinquedos
Café da manhã
4 horas
Bolacha; Cuscuz; Batata; Frutas; Café; Mingau; Achocolatado; Pão.
Almoço
5 horas
Arroz; Macarrão; Verdura; Carnes; Salada; Feijão; Ovo.
Jogos e Brincadeiras
10 horas
Dados; Bolas; Garrafas pet; Caixas; Copos descartáveis; Bambolês; Legos; Papel; Fita adesiva; Colchão.
Descanso (Sono das crianças)
 2 horas
Colchão e Lençóis


Referencias:



FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
MALUF, Ângela Cristina M. Brincar, prazer e aprendizagem. São Paulo: Vozes, 2003.
PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —  Brasília: MEC/SEF, 1988. 3v.: il.

SANTOS, Santa Marli Pires dos (org), Brinquedoteca: A criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis: Vozes, 2000.
























[1] Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

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